|
Projetos e Atividades Projeto Rio Jaguaribe Luana Maria de Lima Santos*
• Estimular a pesquisa no entorno de Jaguaribe. • Fomentar a ação comunitária de professores, alunos e membros da comunidade sobre os impactos ambientais causados pelas fortes enchentes do rio Jaguaribe. • Investigar os impactos causados à fauna e à flora do rio. • Realizar a análise físico-química e da microbiologia da água, estudar as doenças geradas pela poluição do rio, observar a fauna e a flora, pesquisa das espécies animais e vegetais presentes no ecossistema da planície fluvial do rio Jaguaribe, pesquisar as espécies extintas e ameaçadas. • Fazer levantamento estatístico das pesquisas realizadas: vazão da água liberada pelas duas grandes barragens localizadas em Orós e Castanhão, dos aspectos ambientais da planície pluvial (poluição, degradação, medidas mitigadoras, diminuição da aplicação de defensivos agrícolas ou substituição pelo controle integrado de pragas nas vazantes e na planície fluvial).
Antes Primeiramente, visitamos os pontos de estrangulamento e de equilíbrio ambiental. Os alunos fotografaram, filmaram e anotaram o que viram. Ao observar as fortes cenas de degradação, a Escola deu início ao Projeto Ambiental. Durante Como se trata de um projeto de aprendizagem, a cada tema trabalhado, outros novos surgiam. O uso da informática e de novos equipamentos tornava o trabalho prazeroso e envolvente, e a criatividade gerou diversas produções (literárias, artísticas, culturais, práticas), viagens, apresentações, fazendo com que cada um se sentisse autor e ator de sua obra. Os alunos realizaram atividades de pesquisa de campo, de pesquisa bibliográfica, excursões, apresentações em várias cidades, atividades em sala de aula, no laboratório de Informática, de Ciências, seminários, oficinas, bate-papos, fóruns etc. Depois Observou-se que os alunos participantes adquiriram habilidades no manuseio das ferramentas tecnológicas utilizadas ao longo do projeto. Aprenderam a trabalhar colaborativamente e a rever seus textos digitados. Vale destacar que as aprendizagens não foram apenas sobre o mundo digital. Eles perceberam a importância da preservação ambiental do nosso rio, que tornaram mais significativas as aulas. Na fase final, professores, gestores, prefeitos, secretários e autoridades regionais e estaduais participaram de um seminário, em que se definiram metas de recuperação e preservação do Rio e de suas margens, incluindo a fauna. Hoje, como resultado, está sendo demarcada nossa trilha ecológica, o replantio de árvores nativas e a mudança do matadouro público, que jogava seus dejetos diretamente no rio.
Poesias, peças teatrais, paródias, cartilha educativa “Águas Vivas”, documento “Rio Vivo”, jornais, murais, desenhos, pinturas, narrativas, dissertações, maquetes, cartazes, banners, apresentações multimídias.
Obs.: Os sites aqui indicados foram visitados em 16/01/2008.
16/01/2008
|
|
|
||||||||||||||||||
|
|